Jornalismo de Moda

Jornalismo de Moda - Informando com Classe



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Divas Cultura - “A HORA DO COCO” ENCERRA NESTE FINAL DE SEMANA - 26 e 27/11

Olá Divas e Divos, do Brasil e Recife hahahaha...hoje vim falar sobre a NOSSA Selma do Côco, que a mesma está fazendo um rojeto chamado: "A hora do coco" com Selma e convidados em Olinda - PE, vale a pena conferir esse post e Luciana Torrões mais uma vez muito obrigada pela puta pronta - pelas notícias que você vem mandando!!!




Selma do Coco



“A HORA DO COCO” ENCERRA NESTE FINAL DE SEMANA


Após três meses de sucesso, neste fim de semana estamos encerrando o projeto “A Hora do Coco – Selma e Convidados” - que marcou o retorno de Dona Selma do Coco à cena musical. Gostaríamos de sugerir reportagem com o balanço do projeto e uma homenagem à Dona Selma do Coco. Ao longo do projeto, foram feitas filmagens para compor um documentário sobre esta importante artista e, em breve iremos fazer o lançamento do mesmo.

O sucesso foi tão grande que no meio do processo foi necessário transferir os shows da frente da casa de Dona Selma para a praça da Igreja Rosário dos Homens Pretos (em frente ao Monumento de Zumbi), em Bomsucesso, Olinda.



"A Hora do Coco - Selma e Convidados"

Chega ao fim o projeto “A Hora do Coco – Selma e Convidados”, com a Dona Selma do Coco, no Bonsucesso, em Olinda. Com produção de Marcos Moraes e Centro Cultural Farol da Vila, na sexta (26/11) haverá shows com: Coco Chinelo da Iaiá, Coco Renascer Mirim, Coco do Mestre Dié e Selma do Coco. Já no sábado (27/11), encerrando a programação, haverá apresentação com Revelação em Afoxé, Banda Afro Povo de Elebara, Coco Popular de aliança e Dona Selma do Coco. Neste final de semana ainda será possível vislumbrar a exposição de fotos, com 10 painéis que marcam a carreira desta artista. Sem falar da apresentação da exposição Mestres Do Coco Pernambucano, premiada nacionalmente pelo Prêmio de Expressões Afro-Brasileiras 2010 - Artes Visuais, que trata-se de exposição do perfil de 10 mestres do coco de Pernambuco. São eles: Selma, Aurinha, Beth de Oxum, Dié junior, João Goitá, Roberto Cocada, Galo Preto, Zé Neguinho, Cila do Coco e Biu do Coco). A iniciativa deste prêmio é da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento, com patrocínio da Petrobras.


Os shows marcaram o retorno de Dona Selma à cena musical. Foi também uma homenagem póstuma ao seu filho Zezinho, letrista de muitas de suas músicas, que faleceu em abril deste ano. O projeto visa ainda resgatar o trabalho da coquista Dona Selma do Coco, além de fortalecer e valorizar essa manifestação pernambucana e dar visibilidade a artistas populares pouco conhecidos da cultura do coco.


Os eventos aconteceram em setembro, outubro e encerram agora em novembro e tem parceria com a Prefeitura de Olinda (Secretaria de Patrimônio e Cultura), Fundação Palmares e Ministério da Cultura, e incentivo cultural do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Educação e Governo de Pernambuco. O projeto como um todo contempla os 82 anos de vida de Selma do Coco e 50 anos de sua carreira profissional; gravação de áudio; gravação de DVD do Curta Documentário Selma do Coco: Minha Vida, Minha Obra; inauguração do Espaço de Cultura Selma do Coco; exposição de fotos com 10 painéis de Selma do Coco.


Em 2008, Selma foi agraciada com o título de patrimônio vivo do estado de Pernambuco, um reconhecimento pelo trabalho desempenhado no âmbito da cultura pernambucana. E, em agosto deste ano, Selma foi homenageada pelo Ministério da cultura e comemorações dos 22 anos da Fundação Palmares, como uma das divas da cultura negra brasileira (Afro-brasileira), na área do segmento artístico, perdendo apenas, em votação online, para Chica Xvier, atriz consagrada e estrela global.


Serviço:

Praça da Igreja Rosário dos Homens Pretos (em frente ao monumento de Zumbi), no Bomsucesso, em Olinda.

Entrada gratuita

Informações: (81) 8621 2148



SOBRE SELMA DO COCO

Selma Ferreira da Silva, pernambucana de Vitória de Santo Antão, nasceu em 1936.

Selma do Coco é uma pessoa muito batalhadora! De origem humilde, logo cedo começou no batente vendendo tapiocas, em Olinda. Apesar de ser natural de Vitória de Santo Antão, foi em Olinda que teve o seu encontro com o coco de raiz, e desse dia em diante Dona Selma é referência obrigatória em qualquer festival no Brasil, como artista da cultura popular. Selma é um fenômeno de público e recordista em vendas de cds. Seu disco A Rolinha, ultrapassou a fronteira do país, foram mais de 100.000 cópias vendidas. Já participou de todos os programas da televisão Raul Gil, Faustão Serginho Gosman, Xuxa, e entre outros, Selma é realmente uma estrela, seu carisma lhe rendeu várias viagens ao exterior Alemanha, França, Belgica, Holanda, Espanha, Portugal, Itália Estados Unidos, e aonde se apresenta é sempre aclamada, levando o público ao delírio com os seu tradicionais Rá rá´s, sua marca registrada.


Sua participação em 1996 no festival Abril pro Rock lhe permitiu um avanço bastante significativo em termos de reconhecimento, devido à sua performace e a bela interpretação da música “A Rolinha”, conhecida nacionalmente e internacionalmente. Desde então sua produção se popularizou. Minha História – seu primeiro CD, foi lançado em 1998 pela produtora Paradox, que produziiu outros trabalhos. No 32º New Orleans Jazz & Heritage Festival, ocorrido nos Estados Unidos, ela se tornaria a principal atração brasileira.

Selma recebeu do Presidente Lula, comenda da ordem do mérito cultural brasileiro, é também patrimônio vivo de Pernambuco, em 2008. É impressionante a força desta senhora no palco. É fonte de inspirações para uma legião de coquistas e músicos de outros ritmos.









Beijão Divas e Divos♥!










Natashinha♥

11 comentários:

Cigarrete disse...

Tem que apoiar o que é nosso mesmo.


beijos
www.cigarrete.blogspot.com

Stéfani Zimmermann disse...

ooi,adorie o blog,visita o meu ?

http://nuvem-de-amor.blogspot.com/

bjos *-*

Natasha Alves disse...

pois éééé...valorizando as raizes!!! hahahahaha bjooo obgg

Natasha Alves disse...

onwwww sté!!! vou sim no seu!!! ja tou linkando vcs duas!!! bjãããooo e obg viu?!?!

Renata Lundgren disse...

Agora estou reaprendendo como usar um blog, pq o ultimo que tive eu tinha uns 15 anos hehehe... Sempre apareço por aqui msm que anonima pq não sabia como deixar meu coment...
segue o link do meu blog. jornalismodobem.blogspot.com
beijos e boas férias.

Dani Vieira disse...

Adoro nossa cultura !! rs
Natasha, tm desafio para vc lá no blog !

Bjs

http://naondadosesmaltes.blogspot.com/

Natasha Alves disse...

obg meninasssss!!! desculpa nao vir responder antes...e qnd puder atualizo o blog..pode deixar q vou seguir todas!!! boas ferias renata!!!
isabelita, vamos marcar um encontrinho sim!!! pode deixar uhauhauhauhauh!! dani, vou lá veh esse seu desafio huauauhahuauha obg!! bjão a todas!

Dani Vieira disse...

kk Veja mesmo viu ! E já tm um novo lá lhe esperando !

Bjos

http://naondadosesmaltes.blogspot.com/

Jeh Asato disse...

NENA, MINHA LINDA!!!!

QUANTO TEMPO NÃO VENHO AQUI!!! VIM DESEJAR UM MARAVILHOSO 2011!!!!!
\O/

Você fez parte de alguns dos melhores momentos de minha vida!!
Que em 2011, sua vida continue iluminando outras vidas, trazendo paz, alegria e sabedoria!!

Um grande beijo flor!
xoxo

Natasha Alves disse...

dannyyy..vou lá!!1 já fui lá..só que não achei =XX hahahaha mas irei lá de novo! =* lindaa obg

Natasha Alves disse...

jehhhh!!! qnt tempooooo... onwwww minha flor pra vc tbbbbb!!! onwwww obggg vc tb viu?! onwww mt obg mesmooooo!!1 tudo em dobro pra vc lindaaa!! =**********