Jornalismo de Moda

Jornalismo de Moda - Informando com Classe



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Feira do Livro de Pernambuco, terá lançamento do livro de Tânia Kaufman

Olá Divas e Divos que gostam de ler muito, venho postar sobre o laçamento de um livro aqui em Recife, super bacana essas pautas prontas que recebo, fico grata Luciana Torrões, ela quem me mandou a pauta de hoje! Espero que gostem e aproveitem!












O livro 'A Cultura Alimentar Judaica em Pernambuco' será lançado dia 14/11


A escritora Tânia Kaufman lança o livro ‘A Cultura Alimentar Judaica em Pernambuco’ no dia 14 de novembro, a partir das 17h, na Tenda de Autógrafos da Feira do Livro de Pernambuco, evento que acontece simultâneamente à Fliporto, na Praça do Carmo, em Olinda. O mundo da gastronomia judaica e suas particularidades religiosas no tempo do Brasil Colônia e no espaço de Pernambuco são desvendados neste livro, numa abordagem multidisciplinar. Os autores descrevem hábitos alimentares de cristãos-novos e judeus analisando e interpretando as interfaces com a cultura circundante.

A publicação traz uma série de artigos conceituando a importância histórica e cultural da culinária judaica, desde os conceitos básicos que regem a alimentação como comportamento de um povo até o processo de integração do povo judeu à cultura nordestina. São apresentadas algumas receitas tradicionais como o guíldene iúch, ou sopa dourada e o delicioso hônik lêikech, o bolo de mel. Os artigos são assinados pela própria Tania Kaufman, por Beatriz Schvartz e pelo historiador Daniel Breda.


Sobre Tânia Kaufman – Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife (1975), especilaista em Pesquisa nas Ciências Sociais pela UNICAP. Atualmente dedica-se ao ensino e pesquisa na graduação e pós graduação da Universidade Federal de Pernambuco, ações museológicas na Sinagoga Kahal Zur Israel, projetos de pesquisa e cursos de capacitação para guias de turismo e professores de história sobre a cultura judaica no Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco do qual foi fundadora e é presidente desde 1992.


Fliporto - Consolidada como o maior evento literário do Nordeste, a Festa Literária Internacional de Pernambuco chega em sua sexta edição na emblemática cidade-patrimônio Olinda, primeira capital brasileira da Cultura. Sob o tema Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-americano, a sexta edição recebe entre os nobres ‘marinheiros’ os autores brasileiros Arnaldo Niskier e Moacyr Scliar. Cinema, artes plásticas, música e tecnologia também encontram amplo debate na Fliporto 2010. Hoje, a Fliporto se impõe enquanto um evento dinâmico, que envolve toda a comunidade literária de Pernambuco e dos estados vizinhos, oferecendo uma intensa programação alinhada ao melhor de nossas letras.


Serviço:
I Feira do Livro de Pernambuco
www.feiradolivrope.com.br
12 a 15 de Novembro
Praça do Carmo – Varadouro
Horário: 10h às 22h
Fone: (81) 2123.5813






Ps.: Parabéns para mim! Estou fazendo aniversário hoje!!! EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE hahahahahaha!!!!!










Beijos Divas e Divos♥!








Natashinha♥

2 comentários:

Coisas da Sisi - Simples e Chique disse...

Parabéns e tudo de bom.

Coisas da Sisi

Natasha Alves disse...

obggg lindaaa bjãããooo